Os alunos na sala de aula têm necessidades, embora não tenha uma consciência delas e não as expressem, e até presumam não tê-las. Sabemos que nós professores seremos eficazes na medida em que levarmos em conta essas necessidades. As condutas do professor são em boa medida condutas verbais(o que comunica aos alunos e como comunica), mas são também comunicação não-verbais( gestos, olhares, sorrisos) e é claro, são também condutas em um sentido mais próprio(o que faz e organiza).
Dentro da nossa realidade em sala de aula, convivemos com tem um conhecimento prévio do assunto abordado, outros não, onde estes precisam está a todo instante sendo aguçados para tal, tudo isso devido ao seu ambiente familiar.
Para que isto aconteça selecionamos categorias de perguntas organizacionais para recordarem fatos disciplinares, chamar atenção dee alunos dispersos, perguntas individualizadas, desafiadoras e exploratórias.
Temos consciência que os alunos devem sentir-se livres para errar e aprender com os seus erros. O sentir-se livres se traduz aqui por ausência de medo, de angústia. Aprender com os próprios erros é importante para o crescimento pessoal, seja emocional, social e cognitivo.O ambiente de segurança,
de paz, de confiança é necessário para aprender e internalizar o que se vai aprendendo.
Este blog do Se Liga no UCA tem como finalidade maior, compartilhar com outros educadores as melhores experiências realizadas em sala de aula.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Atividade 1 do módulo 3- Curso do UCA.
Com certeza um dos desafios da Educação é sem dúvida levar o aluno a ser questionador, curioso, investigador para a busca de soluções aos problemas apresentados pelos alunos e professores.
Essas afirmações nos leva a uma nova maneira de ensinar e aprender ,de forma aberta, provocativa, dinâmica e questionadora.
Essas afirmações nos leva a uma nova maneira de ensinar e aprender ,de forma aberta, provocativa, dinâmica e questionadora.
Assinar:
Postagens (Atom)